Publicação Eletrônica da Escola Brasileira de Psicanálise – Delegação Geral Maranhão

As atividades de outubro promovidas pela Delegação Geral Maranhão da Escola Brasileira de Psicanalise estão muito boas, e têm entrada livre. Acompanhe nossa agenda pelo boletim eletrônico “O Lacaniano” que também está no facebook e no wtz e venha saber sobre o que é a Psicanálise de Orientação Lacaniana, que se imprime em nosso ensino, transmissão, controle e no real da clínica de forma radical.

Acontece todos os sábados o “Curso de Formação Teórica em Psicanálise” e mais uma vez queremos enfatizar que está sendo prazeroso tê-los como alunos – mas vale lembrar uma vez mais que esse percurso teórico não habilita e nem autoriza o lugar analista após seu termino. Para tanto é necessário análise, episteme dentro da perspectiva da O.L. e supervisão.

Em alguns sábados, uma vez por mês, temos tido Conferencias, em transmissão via webex sobre o Autismo, atividade essa que está sendo promovida pelo Observatório e FAPOL e EBP Nacional – e temos tido uma frequência muito boa nessa atividade de suma importância na contemporaneidade. Este mês não teremos essa atividade, mas aguardamos vocês em novembro e vocês verão como é estar conectado com toda a Escola em tempo real, em torno de uma só tema, a partir de diversas perspectivas. Na data do dia 27 de outubro quando se questionará sobre a fala do autista, estaremos na Jornada da Delegação.

Contamos com sua presença XII Jornada da Delegação Maranhão, que se realizará nos dias 26 e 27 de outubro com o tema “A clínica da neusose e piscose na era pós-edípica” com a vinda de Sérgio Laia, A. E., psicanalista e membro da Seção Minas Gerais, A.M.E. da EBP e AMP. Divulguem sobre a nossa jornada e participem dessa atividade que vai acontecer nesses 2 dias no Conselho Regional de Medicina – CRM (sexta a noite e sábado o dia todo). A palestra de abertura, que será dia 26, será sobre “A interpretação analítica, vazio da significação” (entrada livre) e nesta noite teremos também o lançamento às 19:40 hs. da “Revista Iteração” n.º V, publicação digital da Delegação Geral Maranhão. Em seguida, teremos o lançamento do livro do nosso convidado Sérgio Laia “O que é o autismo, hoje?”. No sábado, a XII jornada começa as 9h com o testemunho do passe de Sérgio Laia, intitulado “O pai e o Furo”; e as 14:30 teremos apresentação de trabalhos dos participantes ou alunos da Delegação Geral Maranhão.

Dia 10 de outubro de 20hs às 23hs convidamos vocês a participar de uma Conversação sobre o tema “Psicanálise e Democracia”, que acontecerá na sede da seção RJ e será transmitida via webex para todas as Seções e Delegações da EBP. Nos encontraremos na sede da delegação para essa conversação, promovida pela Movida Zadig Brasil sob a responsabilidade de Jesus Santiago.

A Psicanálise de Orientação Lacaniana, é o estatuto da clínica do Real e da forma original como a Psicanálise é transmitida no Brasil e no mundo, realizada pela Escola Brasileira de Psicanálise – AMP.

Thaïs Moraes Correia
A.P. aderente da EBP
Secretaria de Biblioteca e Publicação

La Movida Zadig Doces&Bárbaros, convida:

Conversação: ‘Psicanálise e Democracia’

10 de outubro de 20hs às 23hs – na sede da Delegação

Depois de tudo o que aconteceu de castastrófico no século XX, é surpreendente que orientações obscurantistas embasadas no ódio, violência e destrutividade da vida civilizada, voltem a ser uma referência no cenário mundial. Surpreendente e preocupante, é esse crescimento e avanço do conservadorismo, beirando à barbárie. O fato de que a civilização mostra-se, estruturalmente falando, ameaçada pela barbárie, é algo que interessa de perto a prática clínica do psicanalista de orientação lacaniana. Se o Mal-estar na civilização de Sigmund Freud encerra com a afirmação de que o domínio progressivo das forças da natureza e das pertubações da vida coletiva contém os germes da destruição, é para frisar o diagnóstico da ação corrosiva da pulsão de morte sobre o futuro do gênero humano. Nossas sociedades, ditas civilizadas, longe de poder civilizar completamente a pulsão de morte, constituem uma mistura instável de tentativas de gerar novas ficções e da escalada das pulsões agressivas rumo ao aniquilamento e à barbárie. As próximas eleições presidenciais de 2018 são um bom exemplo de que o Brasil não está imune à emergência de forças políticas obtusas da ultra direita que refletem o teor destrutivo destas orientações pós e neo-fascistas. O aumento da intenção de voto do candidato da extrema direita, declarações insuflando o fantasma da intervenção militar e concepções da violência como solução para os sintomas da civilização, exigem uma tomada de posição da rede de política lacanianaLaMovida Zadig Doces&Bárbaros.Propomos, portanto, para o dia 10 de outubro das 20h às 23h, uma Conversação sobre o tema ‘Psicanálise e Democracia’, que acontecerá na sede da Seção Rio de Janeiro e será transmitida via Webex para todas as Seções e Delegações da Escola Brasileira de Psicanálise.

Jésus Santiago, Responsável pela Movida Zadig Brasil “Doces Bárbaros”.

ATIVIDADES

SEGUNDA-FEIRA

Atelier de leitura: Linguagem e Psicanálise
Datas:  1, 15 e 29 de outubro
Horário: 9hs / quinzenal
Responsável: Suely Simone Lima
Atividade aberta
Local: Delegação Geral / MA 


TERÇA-FEIRA

Atelier de Leitura: As psicoses Ordinárias, sob transferência
Datas: 2 e 16 de outubro
Horário: 20hs / quinzenal
Responsável: Thaïs Moraes Correia
Atividade aberta
Local: Delegação Geral MA

Conversação clínica e leitura de passes
Data: 30 de outubro
Horário: 19h30m / mensal
Responsável: Silvana Sombra
Atividade restrita aos participantes da DG/MA
Local: Delegação Geral Maranhão


QUARTA-FEIRA

Atelier sobre  Psicoses 
Periodicidade: Semanal (datas 03, 10, 17, 24 e 31 de outubro)
Horário: 9h
Responsável: Anícia Ewerton
Atividade aberta
Local: Delegação Geral MA


QUINTA-FEIRA

Atelier de leitura: A Clínica Psicanalítica – Aportes  de Jacques Alain – Miller
Periodicidade: Semanal (datas: 04, 11, 18. 25 de outubro)
Horário: 19h30m
Responsável: Anícia Ewerton
Atividade aberta
Local: Delegação Geral MA


SÁBADO

Curso: Transmissão do Ensino de Freud a Lacan
Corpo Docente:  Thaïs Moraes Correia; Joselle Couto; Suely Simone; Anícia Ewerton; Silvana Sombra e Carmen Damous
Horário: 8h30 às 12h aos sábados / semanal
Valor: Profissional R$ 160,00 e Estudante R$ 80,00


NOVO ENDEREÇO
Local: Av. do Vale qd 29 – lote 13 – sala 1010 – Ed. Zircônio  – Jardim Renascença – Cep 65.075.660 – São Luís Maranhão

 

Print


Imagem: Marina Gondim

cine_insight

 

Responsáveis: Anícia Ewerton (98127 9317) e Tereza Braúna (9 82229997 )

O cineinsight é uma atividade da biblioteca

Cartel como base de uma escola

A Delegação Maranhão – EBP – Para participar de um cartel o interessado pode ser participante ou não participante da Delegação Maranhão – EBP. Neste dispositivo cada um articula seu desejo de estudo em função de um tema anunciado para o cartel. Um se coloca como provocador e deve zelar pelo efeito da produção de todos. Ao final de um tempo há de comparecer a produção individual de cada um para o testemunho da existência do cartel.

Secretaria de Cartéis – Suely Simone Lima (98) 81117192

ADMINISTRAÇÃO DELEGAÇÃO MARANHÃO

Coordenação: Silvana Sombra | Coordenadora adjunta: Joselle Couto e Lima | Secretaria de Finanças e Tesouraria: Anícia Ewerton | Secretaria de Biblioteca e Publicação: Thaïs Moraes Correia | Secretaria de Cartéis: Suely Simone Lima | Responsável pela livraria: Tereza Braúna Moreira Lima.

ESCOLA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE

Luis Fernando Carrijo – Diretor Geral | Alessandra Sartorello Pecego – Diretora da Tesouraria | Rodrigo Lyra Carvalho – Diretor Secretário | Henri Kaufmanner – Diretor de Biblioteca

O LACANIANO

Produção: Escola Brasileira de Psicanálise | Delegação Maranhão | Edição: Biblioteca Delegação Maranhão

PARTICIPANTES

Anícia Ewerton – 988221017 | Carmen Damous – 999727793 | Djanete Miranda – 981191763 | Flaviana Almeida – 986125882 | Joselle Lima e Couto – 988680057 | Paulo Guilherme Rodrigues – 988633432 | Petros Stasinos – 983147777 | Silvana Sombra – 999710588 | Suely Simone Lima – 981117192 | Tereza B. Moreira Lima – 982229997 | Thaïs Moraes Correia – 991145833  |  Yelma Oliveira – 996128597

Endereço Delegação Maranhão
Local: Av. do Vale qd 29 – lote 13 – sala 1010 – Ed. Zircônio  – Jardim Renascença – Cep 65.075.660 – São Luís Maranhão

Revista Iteração é uma publicação periódica anual da Delegação Maranhão – Escola Brasileira de Psicanálise, que tem por objetivo fazer circular o pensamento de estudiosos da Psicanálise de Orientação Lacaniana e suas respectivas interlocuções, nas áreas clínica, científica , filosófica ou artística.
A revista iteração n. V será lançada em outubro de 2018. Os trabalhos deverão ser entregues até o dia 30 de agosto. Resp pela edição: Thaïs Moraes Correia 991145833

Diagramação: Bruno Senna – 71 99227.9549 – sennabruno@gmail.com