Publicação Eletrônica da Escola Brasileira de Psicanálise – Delegação Maranhão

– Clique aqui para acessar o boletim no site –

Editorial

Damos boas-vindas à nova diretoria da delegação Maranhão e da EBP Nacional que tomou posse no último mês de maio e ensejamos um trabalho produtivo no interstício de 2017-2019, a ser realizado com prazer e entusiasmo.
As atividades de junho acontecem de terça à sábado na sede da Delegação Maranhão e foram elaboradas com afinco para vocês, que têm uma transferência de trabalho decidida com a Delegação Maranhão da Escola Brasileira de Psicanálise, ligada à Associação Mundial de Psicanálise.

Em maio, Jacques Alain Miller a partir de Madrid, promoveu um debate com mais alguns em rede aberta para a América Latina, nos convidando a pensar sobre a Política e a Psicanálise nesses tempos atuais, onde há algo aí a ser inventado. Esse é o desafio do analista cidadão!

Está acontecendo na DG/MA o “Curso de Transmissão e Ensino de Freud à Lacan”, no COC aos sábados pela manhã com intuito de divulgar a teoria psicanalítica sabendo que o mesmo não habilita o sujeito a se autorizar analista, formação essa que se dá em um tripé: experiência analítica, supervisão e epistêmica. É visível o entusiasmo dos professores e alunos neste percurso, onde se transmite a Psicanálise de Orientação Lacaniana. Como transmitir aquilo que não se ensina, é um desafio constante.

Contamos com sua presença em nosso próximo Seminário sobre “Família &Psicoses” com a vinda de Marcela Antelo (A.P. membro da EBP e AMP), que se realizará em 9 e 10 de junho. No folder abaixo, vocês têm todas as informações sobre esse evento. Divulguem e participem!

Este tema – Assuntos de família – será tratado no próximo VIII ENAPOL (Encontro Americano de Psicanalise de Orientação Lacaniana) que vai acontecer em Buenos Aires em 15 de setembro.

Esperamos você para participar de nossa Jornada anual em outubro com a vinda de Henri Kaufman, membro da EBP e AMP –período em que será lançada a nossa IV revista digital iteração (www.iteracao.com.br/revista/).

Visite o site da EBP (www.epb.org.com.br) e faça você também, parte dessa família que habita no país da Psicanálise.

Thaïs Moraes Correia

Aderente da EBP- A.P. praticante

Secretária de Biblioteca


ATIVIDADES

TERÇA-FEIRA

Atelier de leitura: Psicoses Ordinárias
Responsável: Thaïs Moraes Correia
Data: 6 e 20 de junho
Horário: 19h30m / quinzenal
Atividade aberta – local: DG/MA

Conversação Clínica e leitura de passes
Responsável: Silvana Sombra
Data: 13 de junho
Horário: 19h30m / mensal
Atividade restrita aos participantes da delegação


QUINTA-FEIRA

Atelier de leitura: Seminário IV de Jacques Lacan
Responsável: Anícia Ewerton
Horário: 20 h / semanal
Atividade aberta – local: DG/MA


SEXTA-FEIRA

Atelier de leitura: Linguagem e Psicanálise
Responsável: Suely Simone Lima
Horário: 9h às 10h30min / semanal
Atividade aberta – local: DG/MA


SÁBADO

Curso: Transmissão do Ensino de Freud a Lacan

Corpo Docente: Marcio José de Araujo Costa; May Guimarães; Thaïs Moraes Correia; Lorena Guerini; Joselle Couto; Suely Simone; Anícia Ewerton
Horário: 8h30min às 12h aos sábados / semanal
Local: COC São Luís – Av. dos Sambaquis, 31 – Calhau, São Luís – MA, 65071-390


Objetivo: Articular discussões sobre os efeitos das novas práticas e interpretações construídas em torno do Transtorno do Espectro Autista, buscando compreender a partir da perspectiva biopolítica os impactos dessas concepções em termos de praticas terapêuticas alternativas  e constituição do sujeito autista.

DATA: 24 de junho de 2017

Horário: 16h30min

LOCAL:  COC – Av. dos Sambaquis, 31 – Calhau, São Luís – MA

Comentários:  Alcione Costa, Bacharel em Ciências Sociais, Licenciada em Sociologia e Mestre em Antropologia pela UFPA, Doutoranda em Sociologia pela UFPR (trancado), Estudante de Radialismo (UFMA), professora do IFMA.

Responsáveis: Anícia Ewerton (98127 9317) e Tereza Braúna (99971 0997)

CARTEL COMO BASE DE UMA ESCOLA

A Delegação Maranhão – EBP convoca o cartel não apenas como um dispositivo de laço social possível entre seus pares, mas também como um atravessamento por meio do qual o analista, com a inscrição do seu trabalho, apostará, um a um, seu percurso na Psicanálise.

Lista de Procura-se Cartel: Política e Psicanálise –Thaïs Moraes 99114 5833

Secretaria de Cartéis – Suely Simone Lima


caztar_psi_familia002



ADMINISTRAÇÃO DELEGAÇÃO MARANHÃO
Coordenação: Silvana Sombra | Coordenadora adjunta: Joselle Couto e Lima | Secretaria de Finanças e Tesouraria: Anícia Ewerton Secretaria de Biblioteca e Publicação: Thaïs Moraes Correia | Secretaria de Cartéis: Suely Simone Lima | Responsável pela livraria: Tereza Braúna

ESCOLA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE
Luis Fernando Carrijo da Cunha – Diretor Geral | Alessandra Sartorello Pecego – Diretora Tesouraria – Rodrigo Lyra Carvalho – Diretor Secretário | Henry Kaufmanner – Diretor de Biblioteca<

O LACANIANO
Produção: Escola Brasileira de Psicanálise | Delegação Maranhão | Edição: Biblioteca Delegação Maranhão

PARTICIPANTES
Anícia Ewerton – 988221017 | Carmen Damous – 999727793 | Djanete Miranda – 981191763 | Flaviana Almeida – 986125882 | Joselle Lima e Couto – 988680057 | Lorena Guerini – 983291733 | May Ferreira – 988182334 | Márcio Costa – 982994792 | Paulo Guilherme Rodrigues – 988633432 | Petros Stasinos – 983147777 | Silvana Sombra – 999710588 | Suely Simone Lima – 981117192 | Tereza B. Moreira Lima – 999710997 | Thaïs Moraes Correia – 991145833

Endereço Delegação Maranhão
Rua Perdizes, s/nº, qd 36,sala, 205. Ed. Pólo Empresarial – console Renascença II


Revista Iteração é uma publicação periódica anual da Delegação Maranhão – Escola Brasileira de Psicanálise , que tem por objetivo fazer circular o pensamento de estudiosos da Psicanálise de Orientação Lacaniana e suas respectivas interlocuções, nas áreas clínica, científica , filosófica ou artística.

A próxima edição de Iteração IV está prevista para setembro. Dessa vez, contamos com sua colaboração.

Entrega de artigos prevista para agosto; e lançamento do n.IV da revista digital durante a jornada de outubro de 2017.


Diagramação: Bruno Senna – 71 99227.9549 – sennabruno@gmail.com